Ministro alemão elogia o Brasil após chanceler menosprezar Belém; ‘uma pena ir embora’

Carsten Scheineder tomou uma posição contrária à de Merz, que fez uma comparação depreciativa entre Brasil e Alemanha.

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 19:49

Carsten Scheineder com pescador da Amazônia.
Carsten Scheineder com pescador da Amazônia. Crédito: Reprodução / Instagram 

O ministro do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Carsten Schneider, elogiou o Brasil e disse na segunda-feira (17) que está triste por deixar o país. A fala foi feita após o chanceler alemão Friedrich Merz fazer uma comparação depreciativa entre Brasil e Alemanha, afirmando que todos os jornalistas alemães teriam ficado “contentes” por voltar para casa depois de ir à COP30, em Belém.

“O Brasil é um país maravilhoso, com pessoas amigáveis e bons anfitriões. É uma pena que eu não possa ficar mais tempo depois da COP. Eu teria algumas ideias, como pescar com meus amigos da Amazônia”, afirmou o ministro em seu Instagram.

O ministro alemão do Meio Ambiente compõe o Partido Social Democrata (SPD) e assumiu o cargo com intenção de colocar o meio ambiente, o clima e a conservação da natureza “de volta ao centro do interesse público”.

Scheineder tomou uma posição contrária à de Merz, que, além de menosprezar Belém ao descrever a felicidade e ansiedade dos jornalistas para voltar logo à Alemanha, argumentou que os cidadãos alemães vivem “em um dos lugares mais bonitos e livres do mundo”.