Com Ednaldo destituído, Conmebol retira Brasil do Conselho da Fifa

Argentina ocupará interinamente o assento; confira

Publicado em 19 de maio de 2025 às 17:29

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues e nomeia Fernando Sarney como interventor
Justiça afasta Ednaldo Rodrigues e nomeia Fernando Sarney como interventor Crédito: Rodrigo Ferreira/CBF

A Conmebol decidiu retirar o Brasil do Conselho da Fifa, transferindo a vaga para a Argentina. O assento, ocupado por Ednaldo Rodrigues até sua destituição da presidência da CBF, será preenchido interinamente por Claudio Tapia, presidente da AFA. A mudança ocorre enquanto a confederação aguarda a definição de um membro definitivo, após a desistência de Ednaldo de voltar ao cargo, anunciada nesta segunda-feira (19)

O Conselho da Fifa tem 37 membros, com cada confederação continental tendo uma cadeira garantida. Além de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, outros representantes sul-americanos no Conselho incluem Maria Sol Muñoz (Equador), Ignacio Alonso (Uruguai) e Ramón Jesurún (Colômbia). A vaga de Rodrigues será ocupada por Tapia até uma nova escolha ser feita.

Na CBF, a presidência está sendo conduzida interinamente por Fernando Sarney, após a nomeação de um interventor pela Justiça. Ele convocou eleições para domingo, onde Samir Xaud, único candidato, será confirmado para o cargo. Xaud tem o apoio de 25 federações e 10 clubes, o que inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos.